MENU



MENU

01

A viagem da Tabaqueira

02

A ciência é a bússola que orienta a nossa viagem

03

O nosso roadmap da inovação

04

Redução de risco em tabaco: um caminho de futuro

05

Um caminho com história e impacto

06

A Tabaqueira em números

07

Rumo à neutralidade carbónica

08

Todos a bordo

01

A viagem da Tabaqueira

02

A ciência é a bússola que orienta a nossa viagem

03

O nosso roadmap da inovação

04

Redução de risco em tabaco: um caminho de futuro

05

Um caminho com história e impacto

06

A Tabaqueira em números

07

Rumo à neutralidade carbónica

08

Todos a bordo

A viagem da Tabaqueira

Pronto para embarcar nesta viagem?

Este é um percurso com quase 100 anos de história, com tanto caminho já feito, mas ainda com tanto por andar… e inovar. Se, em 1927, o emblemático empresário Alfredo da Silva tomou o comando da locomotiva para se lançar na construção de um grupo que é, atualmente, um dos principais exportadores nacionais, hoje, na Tabaqueira, escolhemos trilhar uma jornada de transformação, rumo a um futuro melhor para todos.

Ao longo desta nossa viagem, na qual embarcaram inúmeras gerações de trabalhadores, temos sido testemunhas de importantes acontecimentos e, por vezes, de profundas mudanças – no nosso País e no Mundo. Protagonizámos, nós próprios, parte delas, adaptando o nosso negócio sempre que necessário. Orientados pela mesma missão: contribuir para a economia nacional e ser um agente ativo no desenvolvimento do País. Essa tem sido a marca mais perene da nossa empresa, enquanto grande grupo empregador e gerador de valor.

Em 2016, já integrados no grupo Philip Morris International (PMI), decidimos acelerar nesta nossa viagem. Lançámo-nos, então, numa viagem única, absolutamente transformadora. Ambicionamos um futuro melhor, sem fumo, em que iremos deixar de vender cigarros.

Hoje, sabemos que não só é possível cumprir este trajeto, como, mais importante, não queremos voltar atrás. É, pois, chegado o momento de acelerar para a concretização da nossa ambição – que não é apenas a ambição de um grupo empresarial, mas sim a de uma sociedade ativa e afirmativa.

Em 2025, continuarão a existir mais de mil milhões de fumadores em todo o mundo, apesar do forte investimento que tem sido feito ao longo das últimas décadas em políticas de prevenção e cessação tabágica. O que quer dizer que é preciso fazer mais e fazer diferente do que tem sido feito até agora.

Nesta nossa jornada de transformação, colocámos a ciência e a inovação no centro do nosso negócio para desenvolvermos melhores alternativas, concretas e eficazes, com potencial de redução de nocividade, por comparação com os cigarros, para todos os fumadores adultos que, de outra forma, continuariam a fumar. Sabemos que podemos contribuir de forma concreta para melhorar os resultados em Saúde Pública se, a par das políticas clássicas de prevenção e de cessação tabágica, de forma complementar, for contemplada uma abordagem centrada na redução de risco.

Os fumadores adultos que, por alguma razão, decidem continuar a fumar não devem ser esquecidos nem desconsiderados. A todos é vital garantir o acesso a informação factual e credível sobre as soluções substanciadas cientificamente disponíveis, para que possam tomar decisões informadas. Em Portugal, aproximadamente 500 mil pessoas fizeram esta escolha, o que demonstra que os consumidores querem ver consideradas estas novas alternativas nas políticas de saúde pública.

Esta viagem, como todos os itinerários, é feita de etapas. A que se segue é fundamental para garantir um mundo sem fumo e assegurar que os 1,5 milhões de fumadores que existem em Portugal têm acesso a melhores alternativas, baseadas em ciência e com potencial de redução de nocividade: é preciso que reguladores, legisladores, especialistas em saúde, setor económico e a sociedade civil se encontrem num ponto deste caminho para, de forma dialogante, aberta e transparente, definirem uma nova geração de políticas que tenha por base a Ciência e os mais recentes desenvolvimentos tecnológicos. Neste ponto do caminho, é preciso definir as condições regulamentares adequadas que permitam a Portugal tornar-se um país livre de fumo no médio prazo, seguindo os exemplos de outros países, onde a disponibilidade de alternativas menos nocivas aos cigarros contribuiu para a aceleração da redução do tabagismo.

 

Pela nossa parte, iremos continuar nesta viagem de transformação, se possível, cada vez mais rápido, e convidando a embarcar todos aqueles que queiram promover a mudança necessária.

É tempo de acelerar!

 

No Caminho da Transformação 

Em 2025, a Philip Morris International, da qual a Tabaqueira é subsidiária, ambiciona tornar-se num negócio maioritariamente sem fumo. O Relatório Integrado do grupo, que mede o progresso do processo de transformação do negócio, mostra que estamos no bom caminho. Em 2023:

33 milhões: Número estimado de utilizadores adultos dos produtos sem fumo da PMI, incluindo 28,6 milhões de utilizadores do seu inovador sistema de aquecimento de tabaco 

36,4%: Receitas líquidas da PMI provenientes dos produtos sem combustão  

84: Mercados onde os produtos sem fumo da PMI estão disponíveis 

+12,5 mil milhões de dólares: Investimento acumulado da PMI em produtos livres de fumo desde 2008