MENU



MENU

01

A viagem da Tabaqueira

02

A ciência é a bússola que orienta a nossa viagem

03

O nosso roadmap da inovação

04

Redução de risco em tabaco: um caminho de futuro

05

Um caminho com história e impacto

06

A Tabaqueira em números

07

Rumo à neutralidade carbónica

08

Todos a bordo

01

A viagem da Tabaqueira

02

A ciência é a bússola que orienta a nossa viagem

03

O nosso roadmap da inovação

04

Redução de risco em tabaco: um caminho de futuro

05

Um caminho com história e impacto

06

A Tabaqueira em números

07

Rumo à neutralidade carbónica

08

Todos a bordo

Rumo à neutralidade carbónica

O melhor da viagem, dizem muitos, é o caminho. Na Tabaqueira, preocupamo-nos com o impacto ambiental da nossa atividade e, nesta jornada de transformação, colocamos a proteção do ambiente como uma das coordenadas fundamentais da nossa ação, rumo a um mundo melhor e à neutralidade carbónica. Estamos virados para o futuro, explorando e avaliando continuamente soluções tecnológicas inovadoras de baixa emissão de carbono, sobretudo investido na substituição de combustíveis fósseis por energias renováveis. É desta forma, firme e comprometida, que estamos na dianteira do processo de descarbonização da economia. 

Na última década, a unidade fabril da Tabaqueira, inaugurada em 1962, em Albarraque, no concelho de Sintra, investiu vários milhões de euros em medidas exclusivas de eficiência energética e descarbonização, culminando com a redução significativa da sua pegada ambiental: em 11 anos, a fábrica reduziu em 74% as suas emissões carbónicas, o mesmo período em que decrescemos os nossos consumos de energia (-44%) e de água (-42%). Adicionalmente, passámos a valorizar energeticamente mais de 99% dos resíduos gerados pela atividade da fábrica de Sintra. 

Atualmente, a Tabaqueira tem em marcha um Programa Ambiental e Energético que já contemplou, desde 2020, um pacote de investimentos no valor de 7 milhões de euros, que incluiu, por exemplo, a construção de uma subestação de alta tensão, que recebe energia 100% renovável da rede elétrica nacional. Mais recentemente, instalámos uma central fotovoltaica com capacidade produtiva de 1MW, que permite a incorporação de energia elétrica para autoconsumo da fábrica, além da alimentação de 12 postos próprios de carregamento de veículos elétricos e híbridos plug-in que integram a frota da Tabaqueira. A este investimento de mais de €1,5 milhões, junta-se ainda a renaturalização de uma ribeira no perímetro da fábrica e ainda replantação de árvores – iniciativas que fazem parte de um projeto alargado com impacto na comunidade local. Ao nível da produção, levámos a cabo um processo de otimização do processamento primário do tabaco, através do redimensionamento da linha de produção e implementação de novas tecnologias, que levou à diminuição dos seus consumos energéticos, reduzindo as suas emissões em mais de 400 toneladas CO2e. 

A ação climática é uma prioridade para a Tabaqueira, sendo a terceira fábrica da PMI a alcançar a certificação em neutralidade carbónica, contribuindo assim para concretização do compromisso do Grupo PMI. Até 2025, a PMI compromete-se a alcançar a neutralidade carbónica nas suas operações diretas e até 2040, em toda a cadeia de valor do grupo. 

Tabaqueira, um case study em sensibilização ambiental 

O nosso compromisso com a sustentabilidade ambiental e a neutralidade carbónica é transversal a toda a cadeia de valor, desde a produção, ao fornecimento e consumo dos nossos produtos. Temos, naturalmente, uma preocupação especial com o correto descarte dos resíduos provenientes dos nossos produtos, sobretudo os filtros. A sua correta deposição é vital para a missão que nos comprometemos a cumprir. Com este propósito, há mais de uma década que as campanhas de sensibilização ambiental, que procuram alertar e encorajar os consumidores a eliminarem devidamente os filtros de cigarros em cinzeiros e no lixo, têm merecido a maior atenção por parte da Tabaqueira – iniciativas que, aliás, já foram destacadas como case study pela PMI.  

É o caso da campanha “Portugal Não é um Cinzeiro”, que se declina numa série de ações, como aquela que, nos últimos verões, tem percorrido as praias de Norte a Sul, incluindo ilhas, promovendo a limpeza dos areais. A iniciativa “A Praia Não é um Cinzeiro” distribui ainda cinzeiros portáteis e reutilizáveis alertando os fumadores adultos para a necessidade de prevenção da eliminação indevida de resíduos de filtros. 

2010-2013 

A descarbonização da fábrica da Tabaqueira teve início na segunda década do século XXI, com o objetivo de melhorar a eficiência industrial, nomeadamente na gestão da água e da energia. O plano de eficiência energética então lançado deu primazia à implementação de novos equipamentos mais eficientes do ponto de vista produtivo – incluindo, entre outras medidas, a instalação de recuperadores de calor, de uma nova caldeira de produção de vapor e de novos compressores de ar comprimido. Neste mesmo período, a Tabaqueira investiu na substituição de lâmpadas de vapor de mercúrio de 280W por lâmpadas de LED 80W, energeticamente mais eficientes e com a vantagem de o comando de iluminação ter passado a ser feito através de sensores de movimento.

2014-2015 

Desde 2014 que a eletricidade utilizada nas operações é proveniente de fontes renováveis. A energia passou a ser uma das áreas prioritárias para a Tabaqueira, sendo que, atualmente, 100% da energia elétrica consumida pela unidade fabril têm origem em fontes renováveis. 2015 foi o ano da implementação de projetos de eficiência energética em áreas como a iluminação, ar condicionado e geração de vapor. Adicionalmente, foram adotadas algumas medidas básicas de boas-práticas, tais como desligar equipamentos quando estes não estão em produção e as luzes nas áreas onde não estejam pessoas a trabalhar.

2015-2019 

A Tabaqueira deu continuidade ao seu programa energético e ambiental, investindo na otimização da eficiência energética de equipamentos (incluindo a aquisição de novas máquinas) e na total substituição de combustíveis fósseis por energias renováveis. Neste mesmo período, foi realizado um investimento na implementação de um sistema inovador de Internet of Things, integrando todas as utilidades da Tabaqueira, o que permitiu uma gestão de elevada eficiência das suas instalações.

2020 

Volvidos dez anos e mais de €4 milhões de investimento em medidas exclusivas de eficiência energética e descarbonização, a Tabaqueira, além da redução de custos operacionais, diminuiu a sua pegada de carbono em 72% – evitando, desde modo, a emissão de mais de 11.900 toneladas de CO2. Este marco, tendo antecipado os nossos objetivos, permite-nos, assim, acelerar o nosso roteiro rumo à neutralidade carbónica e cumprir aquele que consideramos que deve ser um dos papéis de uma Organização empenhada: responder à crise climática, reduzindo as suas emissões, recorrendo não só a tecnologias de baixo carbono, mas também a políticas que permitam a transição suave para uma economia verde.